Avançar para o conteúdo principal

Rúben Semedo e o Rio Ave

No dia 29 de janeiro, foi oficializada a contratação de Rúben Semedo por parte do Rio Ave, chegando proveniente do Villarreal. O jovem português atuou a primeira metade da época no Huesca, tendo participado num total de 12 jogos.
O jogador chega com um historial diferente daquele que tinha quando saiu do Sporting para o clube espanhol. Envolto em polémicas, com prisão à mistura, o defesa central deixa algumas dúvidas relativamente à sua condição psicológica para atuar num clube que luta pelas competições europeias como é o Rio Ave.
Contudo, quero olhar para aquilo que é Rúben Semedo enquanto jogador. É preciso relembrar que começou a jogar pela equipa principal do Sporting na época 2015/2016, formando dupla com Coates na segunda metade da época. O seu potencial era muito elevado e apontava-se já uma chamada à seleção. Deste modo, as suas qualidades com certeza não se apagaram com o tempo.
Ruben Semedo pode oferecer muito ao futebol do emblema vilacondense. Se estiver em boas condições físicas, é titular de caras. O jogador oferece um forte jogo aéreo, para além de qualidade na saída e, sobretudo, um maior controlo da profundidade. São estas qualidades que me fazem crer que Rúben Semedo vai ser ainda muito importante para o Rio Ave, e terá 6 meses para mostrar a todos que está bem vivo e, quem sabe, apanhar outros voos, já que conta apenas com 24 anos.
Concluindo, considero que o seu regresso a Portugal pode ser muito positivo para o português. Tem aqui uma oportunidade de ouro, e espero que a saiba aproveitar. As experiências que teve no estrangeiro devem ter servido de lição para a vida, e neste momento o mais importante é jogar futebol. Vou estar atento ao seu desempenho. Aguardo novidades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Futebol: Como Criar e Treinar um Modelo de Jogo

O texto que se segue é parte transcrita do livro: Futebol Como criar e treinar um modelo de jogo “No mais simples e recôndito sítio onde se joga um jogo de futebol, está escondido um fenómeno complexo de relações e ações. Curioso será perceber que estas relações e ações poluem a perceção e conhecimento possível sobre este mesmo jogo.   Independentemente das caraterísticas do jogo consideramos que é fundamental ter conhecimento sobre a lógica do jogo, os seus princípios estruturais, para através das ferramentas que o treinador tem à sua disposição fazer crescer os homens que jogam.''  António Barbosa esteve esta época ao serviço da equipa sub-23 do FC Famalicão antes de rumar ao CD Trofense. Na formação, treinou no clube onde se encontra actualmente, e também no Vilaverdense F.C. entre outros clubes, batendo vários recordes em diferentes equipas. Na época 2015/2016, venceu ao serviço da Prozis Academy a Série B da 1ª Divisão da AF Braga, subindo de div...

Portugal sub-20 no Mundial: como foi?

A seleção portuguesa de sub-20 foi uma deceção no Mundial da sua categoria. Com uma vitória, um empate e uma derrota, os jovens portugueses não se conseguiram apurar para a próxima fase. Um plantel recheado de qualidade, que tinha tudo para ambicionar levantar o troféu, mas que assim viu-se obrigado a vir para casa mais cedo. Importa, assim, olhar um pouco para aquilo que se passou na Polónia, palco do Mundial de sub-20 deste ano. Circulação em U:  A circulação de Portugal era demasiado previsível. Haviam poucas movimentações a meio campo, o que obrigava os jogadores a circular a bola por fora, como se formassem um U. Por vezes, Miguel Luís ocupava a posição de Dalot, subindo este para a frente e passando Trincão para o meio. Contudo, apenas este mecanismo é demasiado escasso para uma equipa que procurava vencer a maioria dos jogos. Os jogadores adoptaram um posicionamento rígido, que os fez tomar várias vezes más decisões. A insistência em jogar nos corredores:  F...