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Resultados no processo de formação: Que importância?


André Teixeira está há 12 anos ligado à formação do Feirense como treinador. Atualmente nos iniciados, conta no seu currículo com os títulos de campeão distrital de sub-9, sub-10 e sub-11, para além de um campeonato e taça distrital em juvenis. A juntar aos títulos, tem algumas passagens à segunda fase de provas nacionais ao serviço de iniciados e juvenis do Feirense.


Dentro de uma perspectiva social, todo o desenvolvimento de um atleta, treinador e pais mais otimistas pode ser afetado, de alguma forma, pela intrigante abordagem do futebol baseado em resultados e na sua importância no processo de formação.
Para todos os jovens e futuros futebolistas, o desenvolvimento inicial é fundamental na busca pela excelência e na promoção das suas carreiras à medida que vão amadurecendo. Os alicerces que são estabelecidos em jovens futebolistas ainda em idade precoce afetam significativamente o seu futuro dentro do jogo, para além do seu possível futuro enquanto atletas profissionais. Com isto não quero dizer que os jogadores que iniciam a sua atividade futebolística mais tarde não se possam tornar profissionais, mas é claro que quem aprende o ofício mais cedo terá maior margem para aperfeiçoar as suas apetências. Isto deve-se à incrível aquisição de habilidades e capacidades de aprender e assimilar numa idade jovem. A maioria dos treinadores e dos pais não tem consciência de tal, mas as crianças em idades mais baixas conseguem aprender aquilo que lhes oferecemos de forma mais rápida, tendo elas também a capacidade de as reter. Elas aprendem em velocidades notáveis e o futebol não é diferente. Assim, quanto mais tempo, maior a janela de crescimento. O desenvolvimento inicial e a formação inicial dos técnicos desempenham um papel fundamental para o futuro dos jogadores e as para as suas carreiras dentro do jogo.   
Como o futebol é um desporto coletivo, esta tarefa torna-se cada vez mais difícil de influenciar. O futebol não é como o ténis ou a natação ou qualquer outro desporto individual, ou seja, o processo de treino raramente é individualizado ou personalizado. Em idades precoces, raramente existe um treinador trabalhando com um atleta em particular para melhorar a sua técnica, ao contrário do que acontece nos desportos individuais. Tal facto cria enormes lacunas nas habilidades do jogador, nos níveis de habilidade e na qualidade geral. Consequentemente, surgem problemas. Como os jogadores têm de treinar em equipas e trabalhar de forma coesa com os seus colegas e dentro dos seus papeis designados, a percepção percebida dos treinadores é que não existe espaço ou maneira de colmatar essas lacunas. Os jogadores com qualidade superior são assim favorecidos e não há maneira plausível de os outros poderem acompanhar quando não é esse o caso. Alguns jogadores podem ser naturalmente mais talentoso, nada contra, mas o talento não é nada sem ser moldado, guiado e aperfeiçoado. O que acontece maioritariamente dos casos é que, em vez de o treinador procurar que todos os atletas tenham o mesmo nível, deixam enormes lacunas de qualidade e tentam produzir um estilo de futebol ou impor uma filosofia quando, na verdade, eles não têm jogadores na verdadeira acepção da palavra.
O risco potencial de interromper ou atrapalhar o desenvolvimento de um jogador de idade jovem está assim iminente, pois ele não sabe o que fazer de outra forma que não a que o treinador lhe indicou. Com isso, eles desenvolvem maus hábitos que  nunca são erradicados, o que, por sua vez, produz um nível mais fraco de jogador de futebol à medida que cresce. Este é o tamanho do impacto que os treinadores têm quando desenvolvem jogadores de futebol. 
Depois de sabermos quão cruciais são os estágios iniciais de desenvolvimento jovem, tentarei analisar o ponto de foco original, o futebol baseado em resultados e qual a importância destes no processo de formação dos atletas. Em termos mais simples, este é o objectivo de um treinador ao desenvolver jogadores jovens.
Eles jogam para ganhar? Ou eles jogam para formar e desenvolver, não importando a classificação?
Isso pode ser fácil de responder, considerando os pontos acima sobre a importância do desenvolvimento, mas há também outros aspetos e mitos que temos que ter em consideração. A resposta a essa pergunta e o caminho que se deve seguir é fácil e claro: o desenvolvimento e a formação devem vir sempre em primeiro. No entanto, não devemos pensar nelas como facetas separadas, mas sim como uma ligação.
Está tudo bem ao ensinar aos jogadores de futebol que, se dominarem um jogo e jogarem melhor que a equipa adversária, é aceitável perder? É correto ensinar aos jogadores de futebol que jogar bem individualmente é mais importante que ganhar um jogo coletivamente? Os objetivos da equipa são mais importantes que os individuais? A resposta a estas perguntas pode ser simples para uns e difíceis para outros, mas uma coisa que elas nos podem dar é uma perspetiva diferente sobre o que cada um pensa sobre o futebol de formação.
Os resultados não são mais importantes do que o desenvolvimento dos jovens, no entanto, ainda é criticamente importante. Ainda é extremamente vital no desenvolvimento de alguém. Isso pode não ter nada a ver com habilidades, mas sim com as mentalidades. Se ensinarmos aos jogadores que é certo dominar um jogo, mas ainda perder, estamos criando e produzindo jogadores que não são vencedores, que aceitam a mediocridade, que serão possivelmente fracos mentalmente. Se desenvolvermos jogadores que acham que é bom vencer apenas por um golo de diferença quando é possível vencer por mais golos, não estamos a desenvolver um instinto de superação. Isso pode parecer inútil para um jovem jogador de futebol, mas são esses hábitos que estamos a ignorar que podem prejudicar as suas carreiras à medida que crescem. Às vezes caímos na monotonia de que o desenvolvimento de habilidade é apenas suficiente, em vez de trabalhar outros aspetos ou pensar fora da caixa, não tendo uma abordagem holística. Mentalmente os jogadores precisam de tanto trabalho como fisicamente. Afinal, é um jogo de raciocínio e inteligência que evolui à medida que estes avançam nas etapas de futebol enquanto competição. A mente pode ser uma poderosa arma que não deve ser algo reativo, mas sim proativo. Estes são alguns aspetos no desenvolvimento de jogadores dos quais temos de estar consciente, porque jogar bom futebol mas perder todas as semanas poderá ser prejudicial para os jovens futebolistas a longo prazo sem nos apercebermos. Ninguém gosta de perder, ninguém joga para perder, e isso é algo que todos nós devemos estar cientes e abordar da maneira correta. É sobre encontrar um equilíbrio e manter os jogadores felizes. 
Isto leva-me ao próximo ponto: por alguma razão bizarra, à medida que envelhecemos e o jogo se torna mais competitivo, sendo que o cenário se torna maior, afastamo-nos completamente do desenvolvimento e focamo-nos apenas nos resultados. As equipas estão completamente focadas em ganhar, e não em qualquer outra coisa. Isso pode ser o resultado de muitas coisas. Aí, o importante já é a competição, e não o desenvolvimento do atleta.

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